Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Centro de mesa para festa Infantil

Linda peça decorativa que você mesma poderá fazer 
para compor a decoração de mesa da festinha da criançada.
Para ajudar a você na decoração da festa do seu filho aqui está uma linda sugestão
para a decoração super bonita e criativo e serve até mesmo como lembrança para os convidados
no final da festa. feito com materiais baratos e super pratico de serem feitos...
veja a dica:


Materiais necessários:

*Feltro
*Cola quente
Furadeira
*Potes de vidro (pode ser os de papinhas)
*Palito de madeira
*Tesoura
*Balas
*Tinta spray


Passo-a-Passo:
1) Pegue a furadeira e fure a tampa dos potinhos de vidro. Se não tiver furadeira, use um prego e um martelo para furar.
2) Pinte as tampas com tinta spray da cor preferida
3) Corte o feltro em círculos. Para ajudar, use um copo para marcar os círculos
4) Dobre os círculos de feltro ao meio.
5) Dobre novamente a borda do círculo para o centro, como mostrado na foto.

6) Dobre o outro lado para trás, como mostrado nas fotos acima. Utilize cola quente para fixar o feltro nessa posição.
7) Pegue um círculo de feltro menor e cole a parte feita anteriormente.
8) Você deve seguir esse processo e ir colando as dobras de feltro ao redor do círculo e depois umas sobre as outras, para ir preenchendo e formar o enfeite.
9) Após formar a bolinha de feltro, cole-a ao palito de madeira, usando cola quente
10) Por fim, basta encher o potinho de vidro com balas, fixar o palito na tampa do pode e tampar. Está pronto o seu enfeite de mesa para festa infantil.



segunda-feira, 24 de junho de 2013

Professor Infantil - O que preciso ter para ser?










I.         REQUISITOS INDISPENSÁVEIS AOS PROFESSORES DAS CLASSES INFANTIS

ü  Área espiritual
1.        Certeza de salvação e comunhão com Cristo;
2.        Dedicação a oração;
3.        Leitor e estudante constante das Escrituras;

ü  Área Ministerial
1.        Convicção da chamada para o Magistério Cristão;
2.         Ser membro ativo da igreja onde trabalha;
3.        Conduta cristã exemplar;
4.        Conhecer as características do grupo de idade com qual trabalha;
5.        Amar os alunos.

ü  Área Pedagógica
1.        Habilidade para traçar e alcançar objetivos;
2.        Competência para orientar a aprendizagem;
3.        Imaginação, criatividade e organização;

4.        Postura de educador cristão.

terça-feira, 4 de junho de 2013

PLANEJE MELHOR SUA AULA

Esta tabela é uma mão na roda na hora de planejar sua aula. Auxilia bastante no planejamento, pois o professor pode adequar as estratégias a idade correta, além de encontrar várias idéias de recursos metodológicos.

CARACTERÍSTICAS DO ALUNO
Idade
Características
Material/ estratégias

0-1 Ano
Aos pouco se torna consciente do ambiente ao seu redor, focaliza os olhos e responde a estímulos.
Uso de fotos coloridas e grandes. Repetição de versinhos e cânticos simples.


1-2 Anos
Começa a entender a existência contínua de objetos não presentes e a relação causa-efeito.
Uso de livros com figuras grandes, e que a criança possa manusear. Repetição de versose cânticos simples, com gestos, mas sem fazer esforços para que ela os repita.
Idade
Características
Material adequado/ Estratégias



2-3 Anos
Fluência verbal. Por iniciativa própria começa a repetir frases memorizadas, versículos, cânticos, fatos. A imaginação começa a se desenvolver. A concentração é curta, dois ou três minutos de cada vez. Pode concentrar-se numa só ideia por vez e focaliza uma imagem apenas. Descobre o ambiente imediato ao seu redor e começa a descobrir a si mesma.
Uso de livros que a criança possa “ler” sozinha e que estimulem a sua imaginação. Ensino bem simples e repetição das mesmas histórias curtas várias vezes.


3-4 Anos
Maior desenvolvimento da imaginação e da fluência verbal. Curiosidade –“Por quê?” independente, explora mais as atividades em grupo. Começa a estra ciente dos problemas do mundo “real”.
Uso de histórias mais compridas e envolventes, versos sem rima, cânticos variados.



4-5 Anos
Pode fixar a atenção de 4 a 10 minutos. Tem interesse nas atividades dos outros e em manter uma conversa. Consegue repetir histórias que ouviu. Já pode distinguir entre o certo e o errado. Algumas começam a ler e a contar.
Uso de flanelógrafo, fantoches e dramatização em geral. As histórias podem ser repetidas menos vezes. Introdução de variedade de livros ilustrados mais detalhados, e de livros sobre lugares, pessoas e animais desconhecidos.


5-6 Anos
Desenvolve sociabilidade e interesse no mundo ao seu redor. Memoriza e recita versos. Gosta de atividades participativas.
Leitura de livros e em “série”. Dramatização de histórias bíblicas, incentivo aos trabalhos manuais, canto e uso de instrumentos simples.




6-8 Anos
Gosta de se identificar com personagens e imitá-los. Consegue manter-se atento por até 20 minutos. Tem boa memória, muita imaginação e raciocínio verbal. É criativa, responsável.
Atividades que exijam participação intensa (charadas, fantoches, dramatização, brincadeiras com palavras e números...). leitura de histórias de personagens com os quais possa se identificar. Memorização de versículos. Responsabilidade na direção da aula, de vez em quando.



9-11 Anos
Ganha coordenação motora. É ativa, participativa, competitiva. Possui raciocínio lógico e ótima capacidade de memorização. Seus talentos estão em desenvolvimento.
Uso de dramatizações, concursos bíblicos, charadas álbuns e coleções, desafios em geral, memorização de versículos, trabalhos manuais detalhados. As histórias devem ter aplicações práticas. Envolvimento em ministério com a turma.





IDADE
CARACTERÍSTICAS
Material adequado/ estratégias





12-14 Anos
Passa por períodos alternados de energia e grande cansaço. Espírito prático, desafiador e aventureiro- gosta de explorar o mundo e testar os seus limites. Recebe grande influência dos colegas.
Desafios no estudo bíblico ( perguntas, pesquisas). Leitura de biografias. Contato com ministérios que desafiem e confrontem com a realidade. Conversa aberta, segura, honesta. Ênfase na importância de fazer escolhas de acordo com princípios bíblicos. Responsabilidade mais frequente na direção da aula.



15-18 Anos
Espirito crítico, prático, aventureiro. É capaz, responsável, independente, mas com tendências eventuais à insegurança e introspecção.
Estudo de doutrinas com aplicação prática. Diálogo franco e estudos sobre posição em Cristo, escolha do parceiro e da profissão. Responsabilidade em ministério e prático e participação em viagens missionárias e outros ministérios.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS





1 – Quebra cabeça de palavras.
Material: Papel cartão, pincel atômico, tesoura.
Preparo: Escrever nas fichas recortadas (30 cm x 15 cm), palavras concernentes a lição, ou versículos que se pretende ensinar. Recortar as fichas de diferentes maneiras, formando peças que posteriormente serão unidas.
Desenvolvimento: As fichas serão distribuídas a todos os participantes, que a um dado sinal sairão a procura das partes que completam as palavras. Encontradas as partes, trabalha-se o significado das palavras. Esta atividade proporciona a formação de grupos para atividade posteriores.
Variante:  Para classe do maternal e primário ( que não sabem ler), pode se utilizar figuras referentes ao assunto tratado.

2 – Sopra-sopra.
Material: Balões de soprar, papel sulfite, canetas coloridas.
Preparo: Escrever palavras em tiras de papel sulfite e coloca-las dentro dos balões.
Desenvolvimento: As crianças deverão assoprar o balão até estourar. Em seguida recolher as palavras e montar as frases concernentes a historia ou versículo.

3 – Historia diferente.
Material:  Tiras de cartolinas, pincel atômico.
Preparo:  Escrever cinco substantivos concernentes ao assunto da aula nas fichas de cartolina. Dispor as crianças em círculos.
Desenvolvimento:  A primeira criança que estiver a direita do professor deverá receber uma ficha e começar a contar uma história bíblica com aquele substantivo. Outras crianças deverão ser escolhidas para continuar a narrativa, partindo sempre da palavra que recebeu.

4 – Bumbalões.
Material: Balões de assoprar.
Preparo:  Dividir a turma em duplas e amarrar os balões nas mãos e nos pés de todos os participantes.
Desenvolvimento: As crianças deverão cantar um hino escolhido e enquanto cantam estouram os balões de seu par. Ganha a dupla que estourar menos balões.

5 – Sai da casa 
Material:  Fita crepe.
Preparo:  Marcar o chão com círculos ou X, feitos de fita crepe. Observar o número exato de participantes e marcar um a menos. ,
Desenvolvimento:  Crianças espalhadas pela sala, cada uma em sua “casinha”. Uma das crianças ficará sem casinha. A um sinal do professor, a criança que ficou sem casinha diz em voz alta : - “Empresta-me a tua casinha”?. Todos os outros deverão responder “SIM !”. A seguir trocam de casinha, enquanto a criança sem casinha tentará ficar no lugar de alguém. A criança que ficar sem casinha deverá recitar um versículo, cantar um hino ou contar uma historia solicitada.

6 – Etiqueta.
Material:  Fichas de cartolinas (22x15), pincel atômico, fita crepe, papeis para anotações e lápis preto (A quantidade deverá se de acordo com o numero de participantes).
Preparo:  Escrever nomes de personagens bíblicos, lugares da bíblia, objetos, etc., nos cartões. Colar as fichas nas costas das crianças e distribuir os papeis para anotações e os lápis.
Desenvolvimento:  As crianças deverão estar dispostas em círculos enquanto as fichas  são coladas em suas costas. A um sinal, elas deverão copiar o máximo de palavras possíveis, das costas dos colegas, mas cada um deverá tentar impedir que os outros copiem a sua palavra . Vencerá a criança que conseguir o maior numero de palavras.

7 – Caixa de objetos.
Material: Uma caixa grande enfeitada, objetos ( condizem com o assunto da aula), duas vendas para os olhos.
Preparo:  Colocar objetos referentes com o assunto a ser tratado. Dividir a turma em duas equipes e escolher um representante de cada uma e vendá-los.
Desenvolvimento: As  crianças com os olhos vendados deverão ser conduzidas até a caixa onde pegarão um dos objetos  aleatoriamente. Escolhidos os objetos, eles deverão tentar adivinhar o que é. Depois de descobertos os objetos, as equipes deverão verificar a que história os objetos se referem.

8 -  Passa anel musical.
Material:Uma argola pequena, perguntas e músicas.
Preparo:  Escrever diversas perguntas enrolá-las e colocá-las uma de cada vez na argola.
Desenvolvimento:  Ao som da música uma criança vai passando o anel de mão em mão. Quando a música parar o anel deverá ser deixado nas mãos de alguém. A criança que recebeu o anel deverá ler e responder a pergunta.

9 –  Sem parar.
Material: Papel sulfite e caneta .
Preparo:  Divida a folha sulfite em três colunas  e escreva uma letra do alfabeto no topo de cada coluna.
Desenvolvimento:  Ao sinal de “JÁ!”  Os participantes começam a escrever nomes de personagens  e lugares  bíblicos que comecem com a letra da primeira coluna. A um sinal do professor, passam a segunda coluna e depois a terceira. Ao sinal de “PEREM!”,  os alunos contam os nomes que escreveram. Vence quem tiver o maior número de nomes.

10 – Falta um pedaço.
Material: Fichas de cartolina.
Preparo:  Escreva versículos bíblicos em algumas fichas, prepare no mínimo duas fichas para cada criança. Corte as fichas no meio , fique com a primeira parte de cada versículo e esconda a segunda.
Desenvolvimento:  Entregue as primeiras metades do versículos aos alunos e mande que procurem as segundas metades pela sala. Vence quem completar primeiro seus versículos.

11 – Corrente humana.
Material: Uma cadeira para cada time.
Preparo:  Os times posicionem-se  formando filas paralelas a 10 m de distância das cadeiras.
Desenvolvimento:  Dado um sinal a primeira pessoa de cada time sai correndo, dá uma volta ao redor da cadeira e retorna  a fila para pegar o próximo participante. Os dois correm de mãos dadas passam ao redor da cadeira para buscar a terceira pessoa da fila. Atividade prossegue até que todos estejam de mãos dadas e o time inteiro de volta ao redor da cadeira. Se durante a brincadeira alguém da corrente soltar as mãos o time deve voltar a posição inicial e recomeçar a corrida. O vencedor é o primeiro time que completar a corrente humana e voltar a posição inicial.

12 – Carrinho de mão.
Material:  Bolinha de ping-pong.
Preparo:  Os times devem se dividir em duplas que devem formar carrinhos de mão.
Desenvolvimento:  Uma pessoa segura as pernas da outra que então sai engatinhando. Os carrinhos de mão vão conduzir uma bolinha de ping-pong pelo sopro até o ponto pré estabelecido e voltar. Na volta os dois participantes podem inverter as posições. A dupla seguinte deve repetir a operação até que todos os integrantes do time tenham participado. Não é permitido tocar na bolinha.

13 – Sua casa é o jornal.
Material:  Folhas de papel jornal e música.
Preparo:  Espalhar as folhas de jornal pela sala, de acordo com o número de crianças.
Desenvolvimento:  As crianças devem andar, desviando das folhas de jornal. Enquanto ouvem uma música. Assim que a música parar, rapidamente todos pisam em cima do jornal ( a sua casa). Quando o som reiniciar, todos saem andando novamente. A cada rodada, o professor tira um jornal do chão, para aumentar o desafio. Assim, as crianças serão obrigadas a se juntarem em poucas “casas”. Ao final do jogo, restará apenas uma folha de jornal, onde todos deverão dar um jeito de entrar. Vale encostar apenas uma parte do corpo como um dedo, mão ou pé. O jogo é cooperativo, não há um ganhador.

14 – O espelho.
Material:  Tiras de papel, lápis, uma caixa.
Preparo:  Escrever diferentes ações duplicadas anotá-las em tiras de papel e colocá-las dentro da caixa. Dispor as crianças em círculo, viradas para fora.

Desenvolvimento:  A caixa será passada e cada criança tirará uma ação. Ao sinal do professor, todos devem virar-se para o meio e começar a realizar a ação. Todos deverão encontrar o seu par que está fazendo á mesma coisa. Ao se encontrarem deverão ficar juntos e cada um dirá um versículo ao outro.