Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS





1 – Quebra cabeça de palavras.
Material: Papel cartão, pincel atômico, tesoura.
Preparo: Escrever nas fichas recortadas (30 cm x 15 cm), palavras concernentes a lição, ou versículos que se pretende ensinar. Recortar as fichas de diferentes maneiras, formando peças que posteriormente serão unidas.
Desenvolvimento: As fichas serão distribuídas a todos os participantes, que a um dado sinal sairão a procura das partes que completam as palavras. Encontradas as partes, trabalha-se o significado das palavras. Esta atividade proporciona a formação de grupos para atividade posteriores.
Variante:  Para classe do maternal e primário ( que não sabem ler), pode se utilizar figuras referentes ao assunto tratado.

2 – Sopra-sopra.
Material: Balões de soprar, papel sulfite, canetas coloridas.
Preparo: Escrever palavras em tiras de papel sulfite e coloca-las dentro dos balões.
Desenvolvimento: As crianças deverão assoprar o balão até estourar. Em seguida recolher as palavras e montar as frases concernentes a historia ou versículo.

3 – Historia diferente.
Material:  Tiras de cartolinas, pincel atômico.
Preparo:  Escrever cinco substantivos concernentes ao assunto da aula nas fichas de cartolina. Dispor as crianças em círculos.
Desenvolvimento:  A primeira criança que estiver a direita do professor deverá receber uma ficha e começar a contar uma história bíblica com aquele substantivo. Outras crianças deverão ser escolhidas para continuar a narrativa, partindo sempre da palavra que recebeu.

4 – Bumbalões.
Material: Balões de assoprar.
Preparo:  Dividir a turma em duplas e amarrar os balões nas mãos e nos pés de todos os participantes.
Desenvolvimento: As crianças deverão cantar um hino escolhido e enquanto cantam estouram os balões de seu par. Ganha a dupla que estourar menos balões.

5 – Sai da casa 
Material:  Fita crepe.
Preparo:  Marcar o chão com círculos ou X, feitos de fita crepe. Observar o número exato de participantes e marcar um a menos. ,
Desenvolvimento:  Crianças espalhadas pela sala, cada uma em sua “casinha”. Uma das crianças ficará sem casinha. A um sinal do professor, a criança que ficou sem casinha diz em voz alta : - “Empresta-me a tua casinha”?. Todos os outros deverão responder “SIM !”. A seguir trocam de casinha, enquanto a criança sem casinha tentará ficar no lugar de alguém. A criança que ficar sem casinha deverá recitar um versículo, cantar um hino ou contar uma historia solicitada.

6 – Etiqueta.
Material:  Fichas de cartolinas (22x15), pincel atômico, fita crepe, papeis para anotações e lápis preto (A quantidade deverá se de acordo com o numero de participantes).
Preparo:  Escrever nomes de personagens bíblicos, lugares da bíblia, objetos, etc., nos cartões. Colar as fichas nas costas das crianças e distribuir os papeis para anotações e os lápis.
Desenvolvimento:  As crianças deverão estar dispostas em círculos enquanto as fichas  são coladas em suas costas. A um sinal, elas deverão copiar o máximo de palavras possíveis, das costas dos colegas, mas cada um deverá tentar impedir que os outros copiem a sua palavra . Vencerá a criança que conseguir o maior numero de palavras.

7 – Caixa de objetos.
Material: Uma caixa grande enfeitada, objetos ( condizem com o assunto da aula), duas vendas para os olhos.
Preparo:  Colocar objetos referentes com o assunto a ser tratado. Dividir a turma em duas equipes e escolher um representante de cada uma e vendá-los.
Desenvolvimento: As  crianças com os olhos vendados deverão ser conduzidas até a caixa onde pegarão um dos objetos  aleatoriamente. Escolhidos os objetos, eles deverão tentar adivinhar o que é. Depois de descobertos os objetos, as equipes deverão verificar a que história os objetos se referem.

8 -  Passa anel musical.
Material:Uma argola pequena, perguntas e músicas.
Preparo:  Escrever diversas perguntas enrolá-las e colocá-las uma de cada vez na argola.
Desenvolvimento:  Ao som da música uma criança vai passando o anel de mão em mão. Quando a música parar o anel deverá ser deixado nas mãos de alguém. A criança que recebeu o anel deverá ler e responder a pergunta.

9 –  Sem parar.
Material: Papel sulfite e caneta .
Preparo:  Divida a folha sulfite em três colunas  e escreva uma letra do alfabeto no topo de cada coluna.
Desenvolvimento:  Ao sinal de “JÁ!”  Os participantes começam a escrever nomes de personagens  e lugares  bíblicos que comecem com a letra da primeira coluna. A um sinal do professor, passam a segunda coluna e depois a terceira. Ao sinal de “PEREM!”,  os alunos contam os nomes que escreveram. Vence quem tiver o maior número de nomes.

10 – Falta um pedaço.
Material: Fichas de cartolina.
Preparo:  Escreva versículos bíblicos em algumas fichas, prepare no mínimo duas fichas para cada criança. Corte as fichas no meio , fique com a primeira parte de cada versículo e esconda a segunda.
Desenvolvimento:  Entregue as primeiras metades do versículos aos alunos e mande que procurem as segundas metades pela sala. Vence quem completar primeiro seus versículos.

11 – Corrente humana.
Material: Uma cadeira para cada time.
Preparo:  Os times posicionem-se  formando filas paralelas a 10 m de distância das cadeiras.
Desenvolvimento:  Dado um sinal a primeira pessoa de cada time sai correndo, dá uma volta ao redor da cadeira e retorna  a fila para pegar o próximo participante. Os dois correm de mãos dadas passam ao redor da cadeira para buscar a terceira pessoa da fila. Atividade prossegue até que todos estejam de mãos dadas e o time inteiro de volta ao redor da cadeira. Se durante a brincadeira alguém da corrente soltar as mãos o time deve voltar a posição inicial e recomeçar a corrida. O vencedor é o primeiro time que completar a corrente humana e voltar a posição inicial.

12 – Carrinho de mão.
Material:  Bolinha de ping-pong.
Preparo:  Os times devem se dividir em duplas que devem formar carrinhos de mão.
Desenvolvimento:  Uma pessoa segura as pernas da outra que então sai engatinhando. Os carrinhos de mão vão conduzir uma bolinha de ping-pong pelo sopro até o ponto pré estabelecido e voltar. Na volta os dois participantes podem inverter as posições. A dupla seguinte deve repetir a operação até que todos os integrantes do time tenham participado. Não é permitido tocar na bolinha.

13 – Sua casa é o jornal.
Material:  Folhas de papel jornal e música.
Preparo:  Espalhar as folhas de jornal pela sala, de acordo com o número de crianças.
Desenvolvimento:  As crianças devem andar, desviando das folhas de jornal. Enquanto ouvem uma música. Assim que a música parar, rapidamente todos pisam em cima do jornal ( a sua casa). Quando o som reiniciar, todos saem andando novamente. A cada rodada, o professor tira um jornal do chão, para aumentar o desafio. Assim, as crianças serão obrigadas a se juntarem em poucas “casas”. Ao final do jogo, restará apenas uma folha de jornal, onde todos deverão dar um jeito de entrar. Vale encostar apenas uma parte do corpo como um dedo, mão ou pé. O jogo é cooperativo, não há um ganhador.

14 – O espelho.
Material:  Tiras de papel, lápis, uma caixa.
Preparo:  Escrever diferentes ações duplicadas anotá-las em tiras de papel e colocá-las dentro da caixa. Dispor as crianças em círculo, viradas para fora.

Desenvolvimento:  A caixa será passada e cada criança tirará uma ação. Ao sinal do professor, todos devem virar-se para o meio e começar a realizar a ação. Todos deverão encontrar o seu par que está fazendo á mesma coisa. Ao se encontrarem deverão ficar juntos e cada um dirá um versículo ao outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário