Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de junho de 2013

PLANEJE MELHOR SUA AULA

Esta tabela é uma mão na roda na hora de planejar sua aula. Auxilia bastante no planejamento, pois o professor pode adequar as estratégias a idade correta, além de encontrar várias idéias de recursos metodológicos.

CARACTERÍSTICAS DO ALUNO
Idade
Características
Material/ estratégias

0-1 Ano
Aos pouco se torna consciente do ambiente ao seu redor, focaliza os olhos e responde a estímulos.
Uso de fotos coloridas e grandes. Repetição de versinhos e cânticos simples.


1-2 Anos
Começa a entender a existência contínua de objetos não presentes e a relação causa-efeito.
Uso de livros com figuras grandes, e que a criança possa manusear. Repetição de versose cânticos simples, com gestos, mas sem fazer esforços para que ela os repita.
Idade
Características
Material adequado/ Estratégias



2-3 Anos
Fluência verbal. Por iniciativa própria começa a repetir frases memorizadas, versículos, cânticos, fatos. A imaginação começa a se desenvolver. A concentração é curta, dois ou três minutos de cada vez. Pode concentrar-se numa só ideia por vez e focaliza uma imagem apenas. Descobre o ambiente imediato ao seu redor e começa a descobrir a si mesma.
Uso de livros que a criança possa “ler” sozinha e que estimulem a sua imaginação. Ensino bem simples e repetição das mesmas histórias curtas várias vezes.


3-4 Anos
Maior desenvolvimento da imaginação e da fluência verbal. Curiosidade –“Por quê?” independente, explora mais as atividades em grupo. Começa a estra ciente dos problemas do mundo “real”.
Uso de histórias mais compridas e envolventes, versos sem rima, cânticos variados.



4-5 Anos
Pode fixar a atenção de 4 a 10 minutos. Tem interesse nas atividades dos outros e em manter uma conversa. Consegue repetir histórias que ouviu. Já pode distinguir entre o certo e o errado. Algumas começam a ler e a contar.
Uso de flanelógrafo, fantoches e dramatização em geral. As histórias podem ser repetidas menos vezes. Introdução de variedade de livros ilustrados mais detalhados, e de livros sobre lugares, pessoas e animais desconhecidos.


5-6 Anos
Desenvolve sociabilidade e interesse no mundo ao seu redor. Memoriza e recita versos. Gosta de atividades participativas.
Leitura de livros e em “série”. Dramatização de histórias bíblicas, incentivo aos trabalhos manuais, canto e uso de instrumentos simples.




6-8 Anos
Gosta de se identificar com personagens e imitá-los. Consegue manter-se atento por até 20 minutos. Tem boa memória, muita imaginação e raciocínio verbal. É criativa, responsável.
Atividades que exijam participação intensa (charadas, fantoches, dramatização, brincadeiras com palavras e números...). leitura de histórias de personagens com os quais possa se identificar. Memorização de versículos. Responsabilidade na direção da aula, de vez em quando.



9-11 Anos
Ganha coordenação motora. É ativa, participativa, competitiva. Possui raciocínio lógico e ótima capacidade de memorização. Seus talentos estão em desenvolvimento.
Uso de dramatizações, concursos bíblicos, charadas álbuns e coleções, desafios em geral, memorização de versículos, trabalhos manuais detalhados. As histórias devem ter aplicações práticas. Envolvimento em ministério com a turma.





IDADE
CARACTERÍSTICAS
Material adequado/ estratégias





12-14 Anos
Passa por períodos alternados de energia e grande cansaço. Espírito prático, desafiador e aventureiro- gosta de explorar o mundo e testar os seus limites. Recebe grande influência dos colegas.
Desafios no estudo bíblico ( perguntas, pesquisas). Leitura de biografias. Contato com ministérios que desafiem e confrontem com a realidade. Conversa aberta, segura, honesta. Ênfase na importância de fazer escolhas de acordo com princípios bíblicos. Responsabilidade mais frequente na direção da aula.



15-18 Anos
Espirito crítico, prático, aventureiro. É capaz, responsável, independente, mas com tendências eventuais à insegurança e introspecção.
Estudo de doutrinas com aplicação prática. Diálogo franco e estudos sobre posição em Cristo, escolha do parceiro e da profissão. Responsabilidade em ministério e prático e participação em viagens missionárias e outros ministérios.

Um comentário:

  1. Olá Lorena. Você poderia me informar a fonte desse material?
    No aguardo.
    Abraço!

    ResponderExcluir