PLANEJE MELHOR SUA AULA
Esta tabela é uma mão na roda na hora de planejar sua aula. Auxilia bastante no planejamento, pois o professor pode adequar as estratégias a idade correta, além de encontrar várias idéias de recursos metodológicos.
Esta tabela é uma mão na roda na hora de planejar sua aula. Auxilia bastante no planejamento, pois o professor pode adequar as estratégias a idade correta, além de encontrar várias idéias de recursos metodológicos.
CARACTERÍSTICAS DO ALUNO
|
||
Idade
|
Características
|
Material/ estratégias
|
0-1 Ano
|
Aos pouco se
torna consciente do ambiente ao seu redor, focaliza os olhos e responde a
estímulos.
|
Uso de fotos
coloridas e grandes. Repetição de versinhos e cânticos simples.
|
1-2 Anos
|
Começa a
entender a existência contínua de objetos não presentes e a relação
causa-efeito.
|
Uso de livros
com figuras grandes, e que a criança possa manusear. Repetição de versose
cânticos simples, com gestos, mas sem fazer esforços para que ela os repita.
|
Idade
|
Características
|
Material
adequado/ Estratégias
|
2-3 Anos
|
Fluência verbal. Por iniciativa
própria começa a repetir frases memorizadas, versículos, cânticos, fatos. A
imaginação começa a se desenvolver. A concentração é curta, dois ou três minutos
de cada vez. Pode concentrar-se numa só ideia por vez e focaliza uma imagem
apenas. Descobre o ambiente imediato ao seu redor e começa a descobrir a si
mesma.
|
Uso de livros que a criança
possa “ler” sozinha e que estimulem a sua imaginação. Ensino bem simples e
repetição das mesmas histórias curtas várias vezes.
|
3-4 Anos
|
Maior desenvolvimento da
imaginação e da fluência verbal. Curiosidade –“Por quê?” independente,
explora mais as atividades em grupo. Começa a estra ciente dos problemas do
mundo “real”.
|
Uso de histórias mais compridas
e envolventes, versos sem rima, cânticos variados.
|
4-5 Anos
|
Pode fixar a atenção de 4 a 10
minutos. Tem interesse nas atividades dos outros e em manter uma conversa.
Consegue repetir histórias que ouviu. Já pode distinguir entre o certo e o
errado. Algumas começam a ler e a contar.
|
Uso de flanelógrafo, fantoches
e dramatização em geral. As histórias podem ser repetidas menos vezes.
Introdução de variedade de livros ilustrados mais detalhados, e de livros
sobre lugares, pessoas e animais desconhecidos.
|
5-6 Anos
|
Desenvolve
sociabilidade e interesse no mundo ao seu redor. Memoriza e recita versos.
Gosta de atividades participativas.
|
Leitura
de livros e em “série”. Dramatização de histórias bíblicas, incentivo aos trabalhos
manuais, canto e uso de instrumentos simples.
|
6-8 Anos
|
Gosta
de se identificar com personagens e imitá-los. Consegue manter-se atento por
até 20 minutos. Tem boa memória, muita imaginação e raciocínio verbal. É
criativa, responsável.
|
Atividades
que exijam participação intensa (charadas, fantoches, dramatização,
brincadeiras com palavras e números...). leitura de histórias de personagens
com os quais possa se identificar. Memorização de versículos.
Responsabilidade na direção da aula, de vez em quando.
|
9-11 Anos
|
Ganha coordenação motora. É ativa,
participativa, competitiva. Possui raciocínio lógico e ótima capacidade de
memorização. Seus talentos estão em desenvolvimento.
|
Uso de dramatizações, concursos
bíblicos, charadas álbuns e coleções, desafios em geral, memorização de
versículos, trabalhos manuais detalhados. As histórias devem ter aplicações
práticas. Envolvimento em ministério com a turma.
|
IDADE
|
CARACTERÍSTICAS
|
Material
adequado/ estratégias
|
12-14 Anos
|
Passa por
períodos alternados de energia e grande cansaço. Espírito prático, desafiador
e aventureiro- gosta de explorar o mundo e testar os seus limites. Recebe
grande influência dos colegas.
|
Desafios no estudo bíblico (
perguntas, pesquisas). Leitura de biografias. Contato com ministérios que
desafiem e confrontem com a realidade. Conversa aberta, segura, honesta.
Ênfase na importância de fazer escolhas de acordo com princípios bíblicos.
Responsabilidade mais frequente na direção da aula.
|
15-18 Anos
|
Espirito crítico,
prático, aventureiro. É capaz, responsável, independente, mas com tendências
eventuais à insegurança e introspecção.
|
Estudo de doutrinas com
aplicação prática. Diálogo franco e estudos sobre posição em Cristo, escolha
do parceiro e da profissão. Responsabilidade em ministério e prático e
participação em viagens missionárias e outros ministérios.
|
Olá Lorena. Você poderia me informar a fonte desse material?
ResponderExcluirNo aguardo.
Abraço!